Curiosidades da EFSC

– A  Estrada de Ferro Santa Catarina ( EFSC) foi  inaugurada em 1909 sob denominação de Santa Catharina Eisenbahn Gesellchaft.   Foi a única ferrovia  alemã do Brasil   e curiosamente perdeu a concessão de exploração em  território Brasileiro em 1918,  devido a  ocorrência da 1ª guerra mundial.

– O local onde ocorrem os passeios é o inicio da subida da serra do mar no Vale do Itajaí. Por isso a nomenclatura da localidade de Subida.

– O trajeto  onde atualmente  ocorrem os passeios, pertence a  segunda parte das obras ferroviárias ao longo do Vale do Itajaí, iniciadas em 1923,  na intenção de  levar os trilhos até a  então vila de Rio do Sul – alto vale do Itajaí.

– Os  atuais  2,5kms revitalizados,  tem um significado logístico especial.  Fazem parte de 8kms  à época idealizados pelo  engenheiro Dr. Joaquim Breves Filho que afirmava que precisava de um acesso  mais favorável ao início da subida da serra, opondo-se ao projeto já elaborado. Foram então acrescentados ao projeto estes 8 kms iniciais, que passaram a ser conhecidos como  “ a variante do prolongamento “.  Explicou que  a modificação se tornaria necessária  para que, melhorado o acesso, o restante do trecho de  subida pudesse ser  feito em confortáveis  0,8 % de  aclividade.

– A  partir do atual ponto de embarque a ferrovia descreve uma curva de 180° em acentuado aclive. Segue inicialmente pela margem direita do ribeirão Subida, o qual cruza pela ponte em arco e depois segue pela margem esquerda do dito ribeirão. Estas curvas de 180° eram à época popularmente denominadas de  “ curva americana “. Além desta do trecho  revitalizado há mais uma curva destas em frente à Ilha das  Cutias, no rio Itajaí.

– Com a efetiva colocação em tráfego do  trecho prolongado, a via férrea que demandava à   Ibirama a partir de Subida passou a ser  um pequeno ramal de 10kms. Você sabia que ao  longo de 9 kms, as duas linhas, a  de ibirama e a de Rio do sul seguiam paralelas, somente em altitudes diferentes ?

– Você sabia que no ano de 1921 ao longo dos 70 kms de ferrovia implantada havia 95.047 dormentes e que 67.117 destes  dormentes eram de canela?

– Você sabia que o trajeto ferroviário Blumenau – Itajaí inaugurado em 1954, levou 28 anos para ser concluído e que foi utilizado apenas por 16 anos ?

–  E você sabia que o efetivo acesso ferroviário ao cais atracável do porto de Itajaí  só foi concluído em 1965 e  que  apenas cinco anos depois já foi desativado?

– A preservação, leia-se  salvação do sucateamento   de material histórico  ferroviário  no Brasil iniciou-se em 1977 pelo ideal do Francês  Patrick Henri Ferdinand Dollinger  ao fundar em São Paulo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária .