Curiosidades da EFSC
– A Estrada de Ferro Santa Catarina ( EFSC) foi inaugurada em 1909 sob denominação de Santa Catharina Eisenbahn Gesellchaft. Foi a única ferrovia alemã do Brasil e curiosamente perdeu a concessão de exploração em território Brasileiro em 1918, devido a ocorrência da 1ª guerra mundial.
– O local onde ocorrem os passeios é o inicio da subida da serra do mar no Vale do Itajaí. Por isso a nomenclatura da localidade de Subida.
– O trajeto onde atualmente ocorrem os passeios, pertence a segunda parte das obras ferroviárias ao longo do Vale do Itajaí, iniciadas em 1923, na intenção de levar os trilhos até a então vila de Rio do Sul – alto vale do Itajaí.
– Os atuais 2,5kms revitalizados, tem um significado logístico especial. Fazem parte de 8kms à época idealizados pelo engenheiro Dr. Joaquim Breves Filho que afirmava que precisava de um acesso mais favorável ao início da subida da serra, opondo-se ao projeto já elaborado. Foram então acrescentados ao projeto estes 8 kms iniciais, que passaram a ser conhecidos como “ a variante do prolongamento “. Explicou que a modificação se tornaria necessária para que, melhorado o acesso, o restante do trecho de subida pudesse ser feito em confortáveis 0,8 % de aclividade.
– A partir do atual ponto de embarque a ferrovia descreve uma curva de 180° em acentuado aclive. Segue inicialmente pela margem direita do ribeirão Subida, o qual cruza pela ponte em arco e depois segue pela margem esquerda do dito ribeirão. Estas curvas de 180° eram à época popularmente denominadas de “ curva americana “. Além desta do trecho revitalizado há mais uma curva destas em frente à Ilha das Cutias, no rio Itajaí.
– Com a efetiva colocação em tráfego do trecho prolongado, a via férrea que demandava à Ibirama a partir de Subida passou a ser um pequeno ramal de 10kms. Você sabia que ao longo de 9 kms, as duas linhas, a de ibirama e a de Rio do sul seguiam paralelas, somente em altitudes diferentes ?
– Você sabia que no ano de 1921 ao longo dos 70 kms de ferrovia implantada havia 95.047 dormentes e que 67.117 destes dormentes eram de canela?
– Você sabia que o trajeto ferroviário Blumenau – Itajaí inaugurado em 1954, levou 28 anos para ser concluído e que foi utilizado apenas por 16 anos ?
– E você sabia que o efetivo acesso ferroviário ao cais atracável do porto de Itajaí só foi concluído em 1965 e que apenas cinco anos depois já foi desativado?
– A preservação, leia-se salvação do sucateamento de material histórico ferroviário no Brasil iniciou-se em 1977 pelo ideal do Francês Patrick Henri Ferdinand Dollinger ao fundar em São Paulo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária .