Menu fechado

CONHEÇA O PASSEIO

Os passeios são realizados em um trecho reconstruído do antigo trajeto original da Estrada de Ferro Santa Catarina – EFSC, que esteve ativa comercialmente no Vale do Itajaí de 1909 até 1971.

Tracionados pela locomotiva 232 –  fabricada nos Estados Unidos em maio de 1920, nossa composição é um museu vivo com vagões de madeira originais produzidos no início do século XX, a bordo dos quais, você visitante poderá contemplar uma verdadeira viagem de volta ao passado neste museu vivo. 

Partindo do embarque, o trajeto total é de 5km – ida e volta –  e a duração do passeio é de aproximadamente 45 minutos com acompanhamento de chefes de trem que contam histórias da ferrovia e do funcionamento da locomotiva à vapor e fornecem  informações culturais acerca da região percorrida pelo trem.

Durante o passeio, você visitante  certamente se encantará com as montanhas da encosta da serra do mar, com a visão do rio Itajaí- Açú,  com a passagem por um trecho de mata atlântica em recuperação, com as antigas estruturas transpostas pelo trem e  pelo trajeto da ferrovia que exigiu, no passado, tenacidade e perseverança por parte dos engenheiros ferroviários. E por falar em obras de  engenharia, o passeio termina numa modernidade, uma obra ímpar dos novos tempos, a Hidrelétrica Salto Pilão, uma das poucas hidrelétricas subterrâneas do Brasil, cujo pátio o trem transpõe com ampla visão do rio Itajaí – Açú , do canal extravasor e do túnel de acesso da usina.

Os passeios iniciam as 10 hs e seguem de hora em hora até as 15 hs.

Os passeios acontecem mensalmente.

Confira aqui nosso calendário.